o buscar uma solução de ERP, as empresas precisam considerar o modelo que desejam utilizar: on-premise ou cloud. Ambas as opções têm seus méritos e desvantagens, e a escolha deve ser definida com base nas necessidades da organização.
No entanto, cada vez mais as empresas têm optado por soluções na nuvem, devido aos vários benefícios que ela oferece. Veja abaixo os cinco principais benefícios do Oracle Cloud ERP.
1. Menor Custo Inicial de Implementação
O custo de implementação de ERP on-premise é bastante alto e exige grande planejamento e provisionamento de recursos. As empresas precisam levar em conta os diversos custos envolvidos no ERP dentro de suas instalações: software, infraestrutura, upgrades, conversão de dado, implementação setc.
Já com a opção do Cloud ERP, o custo inicial cai consideravelmente, já que os custos de infraestrutura, implementação, atualizações e outros ficam por conta do fornecedor do ERP e não da empresa que utiliza o sistema. A taxa de assinatura do sistema também se beneficia dos ganhos de escala e pode ficar bem competitiva.
2. Menor Custo de Upgrade
O custo de atualização de um ERP é alto e impacta qualquer organização. Com o tempo, os fornecedores de ERP lançam correções e atualizações, e os clientes se veem obrigados a atualizar o sistema para não correr o risco de enfrentar incompatilidades, instabilidades e problemas de segurança.
O Cloud ERP facilita o processo de atualização e correções para as empresas. Como a solução está armazenada na nuvem, os fornecedores de ERP podem atualizar o sistema automaticamente, sem exigir nenhuma participação dos clientes.
Além disso, as atualizações na nuvem costumam ser oferecidas gratuitamente e não exigem reconfigurações complexas, como é o caso dos sistemas de ERP on-premise.

3. Facilidade de Implementação
O Cloud ERP pode ser implementado com facilidade e muito mais rapidamente que as soluções on-premise. Normalmente, a implementação do Cloud ERP causa pouca interferência nos processos de negócios das empresas. Menor tempo de implementação significa menos necessidade de ajuda externa, o que por sua vez significa menor custo de implementação.
O sistema Oracle Cloud ERP está baseado em soluções com as quais os colaboradores das empresas já estão familiarizados. Assim, ele é de fácil instalação e fácil uso. Além do mais, as interfaces e funcionalidades amigáveis reduzem a curva de aprendizado dos colaboradores.
4. Ganho de Escala
Quando uma empresa cresce, a solução na nuvem cresce com ela sem o menor problema. Há muitas formas de expandir o Cloud ERP sem precisar comprar novos software. Por exemplo, basta adquirindo extensões e pacotes de funcionalidades que irão atender às novas necessidades.
Durante os estágios iniciais de uma empresa, é possível optar por um pacote menor, que abranja somente as funcionalidades mais importantes para as operações. Quando a empresa cresce, é possível fazer o upgrade por um pacote maior com funcionalidades mais robustas. O mesmo vale caso o volume de negócios da empresa diminua: é possível reduzir o plano da solução ERP para um pacote mais adequado.
5. Dados sob Demanda
Uma das maiores vantagens do ERP na nuvem é que os usuários podem ter acesso aos dados a partir de múltiplas localidades. Com as empresas no século 21 se tornando cada vez mais globalizadas e estabelecendo instalações em diferentes regiões geográficas. Assim, é preciso que os executivos e colaboradores tenham acesso a dados fundamentais de performance e processos com facilidade.
O Oracle Cloud ERP permite que os usuários acessem os dados de qualquer lugar do mundo, desde que tenham uma conexão com a internet e as credenciais de acesso. Falando nisso, a segurança é mais um fator de destaque no cloud, já que os fornecedores de sistema de Cloud ERP oferecem encriptação de 128-bits para garantir a integridade da conta de seus usuários.
Os motivos acima são algumas das razões por que muitas empresas de pequeno e médio porte estão optando pelo Oracle Cloud ERP em vez de soluções on-premise. Algumas empresas maiores, no entanto, estão adotando uma solução híbrida, que combina sistema on-premise com algumas funcionalidades hospedadas na nuvem.